quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Escola para Pais 2016


       As palestras deste segundo semestre do Projeto Escola para Pais, que ocorreram no Colégio Bela Vista, abordaram temas muito comuns do cotidiano das crianças, surgindo para esclarecer dúvidas de muitos pais. Confira os temas:

   TEMA 1



Sabemos que muitas das perguntas feitas pelas crianças pequenas aos pais sobre sexualidade, podem gerar desconforto aos mesmos ao precisarem responder sobre estes assuntos considerados tabus, ou mesmo pela dificuldade dos pais em mensurarem o quanto estão corretos do ponto de vista pedagógico e psicológico nas suas respostas.

Nesta palestra mostramos que crianças muito pequenas não tem maturidade emocional para compreender e assimilar conteúdos mais complexos da sexualidade humana e que alguns conteúdos das respostas podem ser invasivos e tornar o processo de aceitação da sexualidade posteriormente mais difícil.

Foram apresentadas as fases da sexualidade infantil, o que é sexualidade,  a importância do pudor, o comportamento dos pais como exemplos de comportamento sexual adequado  e os perigos da adultização  precoce das crianças.

TEMA 2 



Muitos pais me procuram aflitos por não conseguirem lidar com a dificuldade  dos filhos em tolerar frustrações, que são normalmente nomeadas de Birras.

Trata-se de um comportamento que faz parte do desenvolvimento saudável da criança, porém por tratar-se de um evento difícil de controlar, ele gera dúvidas em como conduzir e lidar da melhor forma visando o bem estar de todos os envolvidos.

Nesta palestra foram abordados: a origem das experiências frustrantes,  o que ocorre em cada etapa do desenvolvimento da criança que justifique tais comportamentos, o papel da família como reforçadores ou não destes comportamentos, o cenário atual que influencia nos mesmos e  quando estas crises de birra podem representar um indicativo de que algo não vai bem com o emocional da criança.


Vamos abordar estes tópicos com mais detalhes nas próximas postagens, acompanhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário